Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais por Menos

Por Amanda Melo

“Antigamente, a imagem que tínhamos de um brechó era de um lugar empoeirado e cheio de roupas e objetos ultrapassados. Hoje essa realidade mudou” (Guilherme Baffi). 
Um costume que pode ser considerado comum em países como Estados Unidos e França (diga-se de passagem, duas potências no mundo da moda), foram por muito tempo menosprezado dentre os brasileiros. A compra de roupas em brechós volta a ser considerada, hoje, uma atitude inteligente.
A história dos brechós se inicia no século 19, curiosamente, no Rio de Janeiro, onde um comerciante chamado Belchior monta a primeira loja de compra e venda de roupas já usadas.

Quem afirma que a população que costuma frequentar brechós são apenas aqueles com baixa renda, está completamente enganado. Um grande exemplo é a cantora Cibelle (foto ao lado), que esteve no São Paulo Fashion Week 2011 vestindo um macacão comprado em um brechó. "Eu gosto de peças únicas. Eu gosto de roupas com história. Eu visto muita memória emotiva", declarou a cantora.

O costume alcançou outro nível. Os brechós passaram a usar o advento da internet a seu favor, criando os brechós online, em que qualquer pessoa pode vender roupas, bolsas, jóias, tudo de segunda mão. No Brasil, foi nos últimos dois anos que a tendência começou a ganhar força e hoje já existem mais de cem brechós em funcionamento na web. 



Além de ser uma ótima maneira de renovar o guarda-roupa gastando pouco dinheiro, o brechó nos dá uma opção sustentável de compra de roupas. Caso, hipoteticamente, todos nós fôssemos compradores de brechós, a indústria de roupas seria “obrigada” a diminuir a produção de roupas, o que seria uma atitude ótima na luta pela preservação do meio ambiente. O que você está esperando? Vá procurar o brechó mais próximo e mude completamente seu guarda-roupa, ajudando, também, o meio-ambiente!

Aí vão os endereços dos mais conhecidos brechós do Recife:

Brechó Dona Quitinha
Av. Conselheiro Aguiar , nº 138 / 01 e 02 – Boa Viagem – Próximo ao bar Socaldinho
Fone/Fax: (81) 3328-3149 / (81) 8600-7590
E-mail: modaefardamentos@gmail.com / dquitinhabrecho@gmail.com//http://donaquitinha.blogspot.com/

Revê Brechó
Av. Conselheiro Aguiar, 3500 loja B – Boa Viagem – Térreo do Hotel Arcada
Fone: (81) 3327-2845

Camarim Brechó
Endereço: Rua Alberto Paiva, 248, Graças
Informações: (81) 3241-0248

Espaço Muda
Endereço: Rua Capitão Lima, 280, Santo Amaro
Informações: (81) 3032-1347

Mukifu Brechó
Endereço: Rua Cons. Nabuco, 178, loja 5 (Galeria Center Sales Neves), Casa Amarela
Informações: (81) 3039-1133






Nenhum comentário:

Postar um comentário